Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Prefeitura entrega 1.000 escrituras gratuitas para moradores de 48 conjuntos habitacionais da cidade

 Programa Escritura na Mão garante documento de posse definitiva do imóvel, sem custos ou burocracia, para os mutuários que quitaram o financiamento

___________________________________________________________________________________________________________________

Ascom -  11/ 12/2025


 


 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP) e da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), entregou mais 1.000 escrituras de imóveis para moradores de várias regiões da cidade. O Programa Escritura na Mão,  criado no final de 2023 pela Prefeitura, entrega o documento que garante a posse definitiva do imóvel, sem custos ou burocracia, para os mutuários que quitaram o financiamento. 

Durante o evento que ocorreu na noite desta quarta-feira (10/12), na Av. Prestes Maia, 300, região central, foram entregues escrituras para proprietários de imóveis de 48 conjuntos habitacionais de São Paulo, localizados em 20 subprefeituras de quatro regiões da cidade.


Dona Maria Lucimar Oliveira, uma das pessoas contempladas, destacou o sentimento de segurança que o documento traz. “É o maior presente que Deus podia me dar.  Era tudo o que eu queria na minha vida: a minha escritura. Agora eu tenho certeza de que estou deixando uma herança para meus filhos, netos e bisnetos, porque com a escritura na mão a gente pode tudo”, declarou. 


Emocionada, dona Maria lembrou de uma frase que repetia constantemente para os filhos. “Sempre falava para os meus filhos que só iria chamar de minha [a casa] quando eu tivesse a escritura na mão, e agora eu posso dizer que a casa é minha”, afirmou.


 

 

Programa Escritura na Mão

 

A equipe da COHAB-SP responsável pelo programa assume toda a operação para a regularização dos imóveis, desde a coleta e análise prévia da documentação até o encaminhamento aos cartórios competentes. Após a aprovação, os mutuários são convocados para a retirada da escritura, que garante segurança jurídica dos lares e valoriza o patrimônio das famílias em até 30%.

Somente neste ano, incluindo os documentos desta quarta-feira, a Prefeitura de São Paulo já entregou 1.858 escrituras. A previsão para 2026 é de entrega de mais 2 mil  documentos de posse definitiva. 

A meta do Programa Escritura na Mão é entregar gratuitamente o documento de posse definitiva do imóvel para todos os mutuários que quitaram o financiamento.

 

 



Ir para o topo desta página