Programa Escritura na Mão garante documento de posse definitiva do imóvel, sem custos ou burocracia, para os mutuários que quitaram o financiamento

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP) e da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), entregou mais 1.000 escrituras de imóveis para moradores de várias regiões da cidade. O Programa Escritura na Mão, criado no final de 2023 pela Prefeitura, entrega o documento que garante a posse definitiva do imóvel, sem custos ou burocracia, para os mutuários que quitaram o financiamento.
Durante o evento que ocorreu na noite desta quarta-feira (10/12), na Av. Prestes Maia, 300, região central, foram entregues escrituras para proprietários de imóveis de 48 conjuntos habitacionais de São Paulo, localizados em 20 subprefeituras de quatro regiões da cidade.
Programa Escritura na Mão
A equipe da COHAB-SP responsável pelo programa assume toda a operação para a regularização dos imóveis, desde a coleta e análise prévia da documentação até o encaminhamento aos cartórios competentes. Após a aprovação, os mutuários são convocados para a retirada da escritura, que garante segurança jurídica dos lares e valoriza o patrimônio das famílias em até 30%.
Somente neste ano, incluindo os documentos desta quarta-feira, a Prefeitura de São Paulo já entregou 1.858 escrituras. A previsão para 2026 é de entrega de mais 2 mil documentos de posse definitiva.
A meta do Programa Escritura na Mão é entregar gratuitamente o documento de posse definitiva do imóvel para todos os mutuários que quitaram o financiamento.

